40 Impressões sobre a Dinamarca. Leia no Sedentário & Hiperativo

Caso você ainda não tenha visto, saiu um texto meu no Sedentario & Hiperativo sobre as minhas impressões sobre a Dinamarca. É só clicar no link para ler.

Neto Macedo: 40 Impressões de um brasileiro sobre a Dinamarca

Depois que eu escrevi e o texto foi publicado, percebi que faltou tanta coisa… Mas fica o convite para vocês conhecerem de verdade: visitem a Escandinávia um dia. =)

1. Que pontualidade britânica que nada. Na Dinamarca todos são obcecados com pontualidade. Até nos pontos de ônibus existem painéis eletrônicos indicando quantos minutos faltam para o ônibus chegar. Eles estão sempre corretos (se um dinamarquês ler isto ele falará que não, que aquilo não funciona).

2. A Dinamarca é o país do ciclismo. São mais de 12.000km de ciclovias espalhadas pelo país e em Copenhagen o número de bicicletas é quase o dobro da população. São bicicletas de todos os tipos que você imaginar. Com carros para bebês, com três rodas, bikes fixas, duplas, etc.

3. Existem tantas bicicletas que é fácil encontrar uma novinha jogada por aí. Na verdade, a polícia tem até um sistema para “redistribuir” estas bicicletas abandonadas. Eles colocam uma tag na bike com a data e se em três meses ninguém remover a tag, qualquer um pode pegar a bike.

4. O trânsito é ultra organizado. Todos respeitam tudo e tudo é muito bem sinalizado. Mesmo 3 horas da manhã, com as ruas vazias, você encontrará pessoas esperando o sinal de pedestre para atravessar a rua. O pedestre sempre tem preferência, depois as bicicletas e só então os carros.

5. Na verdade, não só o trânsito é organizado por lá. Tudo é. Dinamarqueses são fiéis seguidores de regras, em geral. Na cabeça deles nem sequer passa a hipótese de “dar um jeitinho” numa situação.

Gostou? Clique aqui para ler o resto do texto no Blog Sedentário & Hiperativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>